O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados
Uma mulher de 80 anos, residente em Salvador, morreu vítima da Influenza A H3N2 nesta quarta-feira (15). Essa foi a primeira morte registrada pela doença na Bahia.
A capital baiana registrou nas últimas 24 horas mais 32 casos da influenza H3N2. Com isso, sobe para 109 o número de ocorrências de gripe notificados na cidade em 2021. Desse total, 106 foram notificados entre o final do mês de novembro e início de dezembro.
Para conter o avanço do vírus na cidade, a Prefeitura de Salvador realizará um grande mutirão de vacinação contra influenza na sexta-feira (17). Por conta da intensificação, a estratégia contra Covid-19 será suspensa nesta data.
Quando procurar atendimento
O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados. É muito muito fácil de ser transmitido entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra, por isso a indicação do uso de máscaras de proteção facial.
O vírus H3N2 provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, dor de cabeça e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba bastante líquidos para favorecer a eliminação do vírus do organismo.
Além disso, segundo o site Tua Saúde, pode ser recomendado o uso de remédios que ajudam a combater os sintomas, como o Paracetamol e Ibuprofeno, por exemplo.
Principais sintomas:
Febre alta, acima dos 38ºC;
Dor no corpo;
Dor de garganta;
Dor de cabela;
Espirros;
Tosse,
Coriza;
Calafrios;
Cansaço excessivo;
Náuseas e vômitos;
Diarreia, que é mais frequente de acontecer em crianças;
Moleza.
O vírus H3N2 é mais frequente de ser identificado em crianças e em idosos, além de também poder infectar mais facilmente mulheres grávidas ou que tiveram o bebê em pouco tempo, pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido ou que são portadores de doenças crônicas.
Segundo especialistas, um médico deve ser procurado quando o paciente tiver os seguintes sintomas: febre alta por mais de três dias, falta de ar ou respiração ofegante, desmaio, confusão mental e pressão baixa.
Por Diário Vip