A impunidade fortalece o crime: é com esse sentimento que a redação do IbirajaNews fez essa matéria.
Na noite do dia 01 de outubro de 2021, um crime bárbaro chocou a nossa terra. Um latrocínio, roubo seguido de morte, ceifou a vida de um senhor indefeso, morador dessa terra há muitos anos. Sr João Dias, um homem de uma índole pacifica, brincalhão e sem maldade no coração foi brutalmente assassinado, deixando filhos e netos.
Hoje, 21 de outubro de 2021, o assassino que é réu confesso ainda está solto.
A redação do IbirajaNews conversou com alguns moradores sobre o fato, onde todos demostraram o mesmo sentimento; insegurança e decepção com as autoridades responsáveis.
Nos últimos meses, Sr João foi a 2º vítima de violência em Ibirajá, o que nós trás o questionamento; O que mais será preciso acontecer para as autoridades competentes tomarem providências?! Enquanto isso vamos vivendo reféns da criminalidade que só tem ganhando força em nossa terra.
No artigo 5º e 144 da Constituição dispõe que o direito à segurança pública é dever do Estado. Nessa perspectiva, o estado tem por obrigação proteger todas as pessoas, a integridade física e moral dos cidadãos e de sus bens.
Em uma análise mais profunda fica nítido que o problema vai além de politicas municipais. Desde o início dos anos 2000, estatísticas um aumento expressivo em nosso estado. Infelizmente a criminalidade não se restringe apenas em nosso meio. A Bahia está entre os estados mais violentos do País. Isso mostra a incompetência dos Gestores Estaduais dos últimos anos.
Este gráfico mostra o aumento na criminalidade no Estado; um assustador percentual de aumento em 10 anos de 87,8% (2007 / 2017).