Na noite desta terça-feira (25), Itanhém foi cenário de um crime brutal que tirou a vida de Heraclio Luiz da Silva, de 54 anos, mais conhecido como Mestre Paraíba. O professor de capoeira foi executado a tiros no bairro Monte Santo, precisamente na Rua da Olaria, nº 120, no momento em que chegava em casa acompanhado de sua esposa.
De acordo com o relato da esposa, de 46 anos, que testemunhou toda a ação, dois homens em uma motocicleta abordaram o casal. O carona, descrito como gordo, pardo escuro e com barba, desceu do veículo e efetuou pelo menos 12 disparos contra Heraclio, que ainda estava na moto, estacionando em frente à residência. A vítima não resistiu e morreu no local.
Após os disparos, o criminoso recolheu uma bolsa com pertences pessoais de Heraclio, além de seu aparelho celular, fugindo em seguida com o comparsa. A esposa não conseguiu identificar detalhes do veículo utilizado pelos assassinos.
A Polícia Militar foi acionada e esteve no local do crime. Os militares realizaram buscas nas proximidades na tentativa de localizar os envolvidos, mas até o momento nenhum suspeito foi preso.
Heraclio Luiz da Silva, o Mestre Paraíba, era uma figura querida e respeitada em Itanhém. Natural de Nazaré da Mata, em Pernambuco, ele dedicou muitos anos de sua vida ao ensino da capoeira na cidade, formando gerações de alunos e difundindo essa importante manifestação cultural brasileira.
O caso agora será investigado pela Polícia Civil, que deve colher depoimentos, analisar imagens de câmeras de segurança da região e apurar as circunstâncias e o possível motivo por trás do assassinato.
Por Dudu Filho / Redação Medeirosneto.com